top of page

Monumentos

Coliseu de Roma

Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens. Suntuoso, era mais confortável do que muitos estádios modernos. Sua construção foi iniciada no ano 72 d.C., por ordem do imperador Flávio Vespasiano, que decidiu erguê-lo no local de um antigo palácio de Nero, seu antecessor no comando do império. As obras levaram oito anos para serem concluídas e, quando tudo ficou pronto, Roma já era governada por Tito, filho de Vespasiano. Para homenagear seu pai, Tito batizou a construção de “Anfiteatro Flaviano”.

Alguns historiadores especulam que o nome Coliseu só apareceria centenas de anos depois, talvez no século 11, e teria surgido inspirado no Colosso de Nero, uma estátua de bronze de 35 metros de altura, que ficava ao lado do anfiteatro.

tumblr_p5rl1xalxR1x9icn0o1_500.jpg

O mito da Fontana di Trevi 

O mito nasceu com o filme “A Fonte dos Desejos” em 1954, que diz o seguinte:

  • Se você jogar uma moeda: voltará a Roma. 

  • Se jogar duas moedas: encontrarás o amor com uma bela italiana (ou italiano). 

  • Se jogar três moedas: irá se casar com a pessoa que conheceu. 

Para que isso funcione é recomendável jogar a moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo. 

Como dado curioso, a cada ano é retirado aproximadamente um milhão de euros da fonte. Desde 2007, esse dinheiro é usado com fins benéficos.

tumblr_ogjkmxbV2i1qb0bzxo1_400.jpg

Fórum Romano

O Fórum Romano era a região onde acontecia a vida pública e religiosa na antiga Roma. O Fórum é, junto com o Coliseu, a maior mostra da grandeza do Império Romano que se pode ver na atualidade.

Ao finalizar o Império, o Fórum Romano ficou no esquecimento e pouco a pouco foi enterrado. Embora no século XVI já se conhecia a existência e a localização do Fórum, foi só no século XX quando foram feitas as excavações.

Como curiosidade, a área onde está o Fórum foi no início uma zona pantanosa. No século VI a.C., a área foi drenada com a Cloaca Máxima, um dos primeiros sistemas de esgoto do mundo.

Roma-Itália-e1568154280162-1170x508.jpg

Castel Sant'Angelo

A sua primeira estrutura foi iniciada no ano 135 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano), e foi mais tarde concluído por Antonino Pio em 139. O monumento, em travertino, era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano. Mas entretanto, a sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. Nessa qualidade, passou a integrar a Muralha Aureliana em 403.

A sua actual designação remonta a 590, durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore de Raffaello da Montelupo, e desde 1753, um bronze de Pierre van Verschaffelt sobre um esboço de Gian Lorenzo Bernini.

castel-santangelo1.jpg
download.png
Sobre nós!

Este website foi realizado no âmbito da cadeira de TIC, do 1ºano do Mestrado em  Turismo, Património e Desenvolvimento. 

 

Turismo Roma.png

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page